Dúvidas Frequentes

1. ABENDI - Quais os documentos necessários para qualificação?

A ABENDI simplificou seu processo de Certificação para agilizar e facilitar a vida dos profissionais que atuam no setor de END e precisam se certificar.
As seis etapas que envolvem a Certificação permanecem as mesmas, ou seja, é preciso comprovar:

Treinamento;
Escolaridade;
Aptidão física;
Experiência profissional no método;
Exames teóricos;
Exames práticos.

A partir de novembro próximo, para marcar o exame técnico e dar início ao processo de Certificação será necessário apenas assinar a solicitação e comprovar o treinamento. O resto da documentação poderá ser apresentada para análise até a data de realização do exame prático. Acesse a solicitação em http://abendici.org.br/arquivos/formulario.pdf  assine, e envie para a Abendi junto com a copia de documento de identidade (RG).

Estas informações estão disponibilizadas nos documentos Manual do Candidato SNQC/END e DC 001 - Documento Complementar nº 1 - Qualificação e Certificação de Pessoal em Ensaios Não Destrutivos.

2. ABENDI - Posso encaminhar documentos via fax?

Os documentos só poderão ser encaminhados via correio.

3. ABENDI - Após encaminhar a documentação para qualificação, qual o tempo necessário para análise?

O BC tem um prazo de pelo menos 30 dias úteis para analisar a documentação.
Após a aprovação, o BC encaminhará boleto bancário para pagamento da qualificação. Confira os valores.

4. ABENDI - O que acontece quando a documentação para qualificação não é aprovada?

O BC encaminha carta informando ao profissional qual documento deverá ser providenciado.

5. ABENDI - Após o pagamento preciso encaminhar o boleto via fax?

Não. O BC identificará o pagamento do boleto 24 horas após sua realização via sistema bancário.

6. ABENDI - Posso solicitar a data da prova teórica?

Não. O candidato será comunicado por escrito, após pagamento, a data para realização da prova. A prova é agendada de acordo com a disponibilidade de vagas e número de candidatos inscritos. Você pode acompanhar a divulgação da prova no site da ABENDI.

7. ABENDI - Como fico sabendo a data da prova teórica?

Além da Habilitação para Exame que é encaminhada via correio, com 20 dias de antecedência, o BC divulga no site da ABENDI, com 30 dias de antecedência, a lista de candidatos convocados para o exame.

8. ABENDI - Qual a duração dos exames teóricos?

O candidato terá 60 minutos para realizar o exame geral e 40 minutos para realizar o exame específico.

9. ABENDI - Preciso levar algum material para os exames teóricos?

Além da habilitação para exame o candidato deverá levar documento de identificação com foto, lápis, caneta, borracha e calculadora (Opcional).

10. ABENDI - Posso realizar o exame teórico juntamente com o prático? Quais os locais dos exames?

Os exames são realizados em 2 etapas: Primeiro o candidato é submetido aos Exames Geral e Específico. Estes exames são realizados pelo BC em diferentes cidades brasileiras, conforme a demanda.

11. ABENDI - O que acontece se eu for aprovado nos exames teóricos?

O BC enviará, via correio, boleto de cobrança, referente ao exame prático no prazo de 20 dias, da data de realização do exame teórico. O BC identificará o pagamento do boleto, 24 horas após sua realização, via sistema bancário. Não é necessário o envio de cópia do comprovante de boleto pago para a secretaria do Bureau. O BC solicitará , a data para realização do exame prático, aos Centros de Exames de Qualificação, conforme disponibilidade destes. O BC enviará, via correio, Habilitação para Exame de Qualificação, informando a data horário e local dos exames práticos

12. ABENDI - E se eu for reprovado nos exames práticos?

O BC enviará, via correio a Lista de Verificação em conjunto com o boleto de cobrança, para o pagamento do reexame, no prazo de 20 dias. O BC identificará o pagamento do boleto, 24 horas após a sua realização, via sistema bancário. Não é necessário o envio de cópia do comprovante de boleto pago para a secretaria do BC. O BC comunicará via correio, a nova data para os reexames teóricos, respeitando o calendário fixo de datas e o limite de vagas. O profissional poderá consultar a data nesse mesmo site.

13. ABENDI - Qual o prazo para o resultado dos exames teóricos?

Após 7 dias úteis da data do exame, através do site.

14. ABENDI - Após iniciar o primeiro exame qual o prazo que tenho para terminar o processo de certificação?

O prazo é de 24 meses.

15. ABENDI - Qual a nota mínima dos exames?

Para aprovação o profissional deve obter a nota mínima 7,0 nas provas teóricas e nota mínima 8,0 no exame prático.

16. ABENDI - Se eu for reprovado no exame prático tenho que fazer nova solicitação ao BC?

O BC encaminhará, via correio, o resultado do Exame realizado em conjunto com o boleto de cobrança, prao pagamento do reexame, no prazo de x dias. O BC identificará o pagamento do boleto, 24 horas após sua realização, via sistema bancário. Não é necessário o envio de cópia do comprovante de boleto pago para a secretaria do Bureau. O BC solicitará , a data para realização do reexame prático, aos Centros de Exames de Qualificação, conforme disponibilidade destes. O BC enviará, via correio, Habilitação para Exame de Qualificação, informando a data horário e local dos exames práticos. O candidato poderá acompanhar também no site através do serviço de "Acompanhamento de Processos" a data do reexame.

17. ABENDI - Qual o prazo para o resultado dos exames práticos?

Após 15 dias úteis da data do exame, através do site.

18. ABENDI - Como posso ter acesso aos procedimentos antes do exame?

Existe um procedimento para cada método de ensaio, disponível para download no link Documentos para Download.

19. ABENDI - Se eu não concordar com o resultado obtido nos exames o que devo fazer?

Ocorrendo a apresentação pelo candidato de evidências comprobatórios de erros ou condução imprópria nos exames de qualificação, cabe ao Bureau de Certificação a análise dos fatos e a decisão sobre a repetição ou não dos exames, ou o encaminhamento das evidências e fatos ao Conselho de Certificação, para decisão em última instância. Para solicitar a revisão dos exames de qualificação e recertificação, o candidato deve encaminhar ao Bureau de Certificação o Termo de Apelação devidamente preenchido. A secretaria do Bureau, ao receber a solicitação, localiza o processo de examinação do candidato, faz a devida verificação, comprovando a data do exame, técnica e o resultado deste.

20. ABENDI - Ainda tenho muitas dúvidas sobre os exames, onde posso consultar?

Existe um documento que fornece instruções gerais para o candidato. Download.

21. FBTS - Quais os pré-requisitos para se candidatar a Inspetor de Soldagem certificado pelo SNQC?

De acordo com a Norma NBR 14842, o candidato precisa comprovar o tempo de experiência de acordo com o seu grau de instrução (ver gráfico), ter certificado que comprove treinamento específico na área de inspeção em soldagem, obedecendo a carga horária mínima exigida pela norma NBR 14842 e atestado de acuidade visual, segundo critérios estabelecidos na norma em questão.

22. FBTS - Qual a diferença entre Nível 1 e Nível 2?

O Inspetor de Soldagem Nível 1 é um profissional que atua diretamente na obra executando o controle e acompanhamento da junta soldada, antes, durante e depois da soldagem, baseado nos parâmetros estabelecidos nas instruções de execução e inspeção de soldagem, enquanto o Inspetor de Soldagem Nível 2, além das atribuições do Inspetor Nível 1, é o profissional responsável pela elaboração das instruções de soldagem, assim como, pela qualificação de procedimentos de soldagem e de soldadores.

23. FBTS - Fiz o curso de Inspetor de Soldagem há 6 anos e fui aprovado. Para qualificar-me ou requalificar-me preciso refazer o curso?

Não. Basta fazer o Curso de Atualização para Inspetor de Soldagem, com duração de 40h.