Nossos Cursos

Tamanho da FonteDiminuir FonteAumentar Fonte

Técnico em Metalurgia com Ênfase em Soldagem

O TÉCNICO EM SOLDAGEM é o profissional que atua na indústria metalúrgica, principalmente no setor de transformação Metal Mecânico. Planeja e Supervisiona as inspeções de qualidade na execução das atividades de caldeiraria, soldagem e estruturas metálicas, respeitando os procedimentos e normas técnicas e de segurança e com responsabilidade ambiental, assim como especifica consumíveis de soldagem e aplica técnicas de inspeção não destrutivas.
Curso de 1.200 horas (3 semestres), possibilita ao aluno a graduação como técnico em Metalurgia (soldagem) e também habilita o estudante nas modalidade de:

Inspetor de Solda Nível 1 (concluindo o 2º semestre)
Apto para solicitação de exames de Qualificação SNQC/Petrobras FBTS
Apto para solicitação do CREA

 

Objetivos:

O Técnico em Metalurgia é o profissional que participa no projeto, planejamento e controle dos processos de produção de equipamentos soldados. Capaz de inspecionar o recebimento, organizar o armazenamento e movimentação de insumos; verifica conformidade de processos; libera produtos e serviços. Controla e supervisiona equipes de produção visando o aumento de produtividade e garantia da qualidade.

A ênfase em Inspeção de Metalurgia permite ao aluno executar avaliações, indicando técnicas de medição, testes e ensaios aplicáveis ao processo. Estas diplomações também permitirão ao aluno iniciar seu processo de certificação através do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação, desde que o mesmo atenda a todos os requisitos normativos para as qualificações em questão.

Informações Financeiras
21 parcelas no boleto no valor de R$ 394,00 mensais. Pagamento para todo dia 05 de cada mês.

Público alvo

O TÉCNICO EM METALURGIA COM ÊNFASE EM SOLDAGEM atua em indústrias Metal Mecânica, Automobilística, Naval, Petróleo e Gás, Mineração, Ferrovia, Nuclear; Empresa de Construção Mecânica e Controle da Qualidade, Inspeção de Equipamentos, além de laboratórios de ensaios mecânicos de estruturas soldadas. Pode ainda atuar como profissional autônomo, na área de inspeção de soldagem e ensaios não destrutivos.
Ao perfil de conclusão do aluno da Habilitação Profissional de TÉCNICO EM METALURGIA (SOLDAGEM), serão acrescidas as seguintes competências básicas, de caráter interprofissional:

Dominar habilidades básicas de comunicação em contextos, situações e circunstâncias profissionais, nos formatos e linguagens convencionadas;
Pautar-se na ética e solidariedade, enquanto ser humano, cidadão e profissional;
Compreender as relações homem / ambiente / tecnologia / sociedade e comprometer-se com a preservação e sustentabilidade ambiental e com a melhoria da qualidade de vida;
Utilizar a informática como ferramenta de trabalho;
Conhecer e aplicar os conceitos e princípios de gestão ás atividades profissionais;
Valorizar a saúde como direito individual e dever para com o coletivo.

Atribuições
Controlar o programa de Qualidade.
Controlar as diversas etapas de fabricação dos equipamentos e serviços da planta industrial.
Controlar a competividade e produtividade.

Avaliar as instalações e equipamentos, buscando um melhor fluxograma de fabricação dos equipamentos e serviços da planta industrial.

Programa resumido:

1º semestre
Introdução à Tecnologia da Soldagem
Fundamentos Teóricos e Práticos de Inspeção
Introdução ao Mercado de Trabalho
Introdução à Ciência dos Materiais Leitura e Interpretação de Texto Metrologia

2º semestre
Princípios de Metalurgia
Desenho Técnico
Sistemas da Qualidade
Fundamentos Teóricos e Práticos de END
Sistemas de Linguagem
Processos de Soldagem

3º semestre
Produção de Textos Científicos
Inglês Técnico
Metalurgia Aplicada à Soldagem
Noções de Mecanização
Planejamento de Custos
Ensaios Mecânicos e Metalográficos
Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Necessário ter concluído ou estar cursando a 2ª ou 3ª série do ensino médio Para mais informações solicite o nosso Manual do Aluno ou faça o download através do nosso site. Documentos para Matrícula: RG / CERTIDÃO DE NASCIMENTO ou CASAMENTO / CPF / COMP. DE RESIDÊNCIA / 1 FOTO 3x4 / HISTÓRICO ESCOLAR/ REGISTRO MILITAR/ TÍTULO ELEITORAL.

MANUAL DO CANDIDATO PARA CONCURSO DE BOLSA DE ESTUDOS

1. PROCESSO DE INSCRIÇÃO

A inscrição ao Concurso de Bolsa de Estudo se dará a partir do preenchimento completo dos dados solicitados na ficha de inscrição que o candidato poderá solicitar pelo e-mail: contato@dseed.com.br ou pelos telefones: (15) 3519 3139.

1.0 Documentos Necessários para a Inscrição

Para preencher correta e completamente a ficha de inscrição, é necessária a Cédula de identidade, com validade vigente, se brasileiro.

Se o candidato for estrangeiro, é necessário o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), que é o comprovante de permanência legal no Brasil.

Entende-se por Cédula de Identidade o documento expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (SSP) e demais órgãos de identificação oficiais da Federação, pelas Forças Armadas (Ministério do Exército-MINEX, da Aeronáutica-MINAE, da Marinha-MINMA) e Conselhos Regionais Profissionais (CR), autorizados em lei.

No caso de candidato de nacionalidade estrangeira, é obrigatória a apresentação do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), fornecido pela SPMAF ou DPMAF.

Não serão aceitos quaisquer outros documentos que não os acima mencionados e Cédulas de Identidade onde conste expressamente que o detentor não é alfabetizado. Durante a realização das provas, os candidatos deverão manter sua Cédula de Identidade ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação) sobre a carteira.

1.1. Dia da prova
06/07/2016

1.2. Período de Inscrição
Técnico em Metalurgia: De Janeiro á Julho/2016.

1.3. Local de Inscrição
As inscrições para o Concurso de Bolsa de Estudo serão realizadas em salas indicadas no ato da inscrição. Não serão aceitas inscrições pelo correio.

2. INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Provas para 2016 por agendamento
Duração:
Uma hora e meia

2.1. Composição da Prova

  • Matemática - 25 (Vinte e Cinco) questões com valor de 1 (um) ponto cada, totalizando 30 pontos;
  • Língua Portuguesa - 25 (Vinte e Cinco) questões com valor de 1 (um) ponto cada, totalizando 30 pontos;
  • A nota final da prova será de 0 a 50 (zero a cem), dada pela soma da pontuação entre as notas de Matemática, Língua Portuguesa.

2.2. Quantidade e Distribuição das Bolsas
2.2.1. Para o curso técnico.

O candidato com nota até 7,0 receberá 15% de desconto.

São critérios de desclassificação:

  • Nota inferior a 7,0.
  • Nota zero em uma ou mais áreas (Língua Portuguesa, Matemática).

2.3. Divulgação dos Resultados
O resultado da prova será divulgado através do telefone ou e-mail em até 2 (dois) dias úteis a contar da data da prova.

Deixe seu Comentário

Voltar