Nossos Cursos

Tamanho da FonteDiminuir FonteAumentar Fonte

Partícula Magnética

O ensaio por Partículas Magnéticas extremamente utilizado nas indústrias para detectar descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais ferromagnéticos (material que pode ser magnetizado), até aproximadamente 3 mm de profundidade. Existem 3 tipos de PM:

  • Método seco, visível.
  • Método úmido, fluorescente.
  • Método úmido, visível.

O método úmido oferece uma melhor sensibilidade para a detecção de descontinuidades muito finas e superficiais. O método seco oferece uma melhor sensibilidade para a detecção de descontinuidades abaixo da superfície.

Durante o treinamento o aluno aprende a manusear a técnica do Yoke, que é o aparelho que emite ondas magnéticas gerado por um eletroimã, em forma de "U" invertido, que é apoiado na peça a ser examinado. Este aparelho será utilizado no dia a dia do profissional á fim de detectar as descontinuidades das peças inspecionadas.

Curso preparatório para certificação SNQC Petrobras seguindo a norma N-1598 com exigência de 80 horas.

Objetivo

Fornecer aos participantes conhecimentos teóricos e práticos no ensaio de Liquido Penetrante, bem como, a preparação do mesmo para os exames de qualificação e certificação do SNQC - Sistema Nacional de Qualificação e Certificação.

Publico Alvo

Profissionais que almejam ingressar na área de inspeção da qualidade na fabricação e/ ou manutenção nos mais diversos segmentos, tais como: alimentício, bélico, celulose & papel, cimentaria, fundição, metal mecânico mineração, óleo & gás, petroquímico e siderúrgico, ou onde se faça necessário o uso deste método para avaliação não destrutiva.

Atribuições:

Execução de ensaios em fundidos, forjados, laminados, usinados e juntas soldadas com superfícies não usinadas pela técnica do YOKE.

Programa Resumido

Matéria Carga Horária
Conhecimentos Gerais; 8
Princípios físicos do ensaio; 12
Condução do ensaio; 24
Equipamentos de ensaio e Acessórios; 12
Códigos, padrões, especificações, procedimentos e requisitos de segurança; 8

Norma:
N-1596

Quórum mínimo:
10 alunos

Outras informações:
Todo material didático será fornecido pela DSEED.

Embora não precise comprovar o grau de escolaridade para fazer o curso, é recomendável que tenha cursado no mínimo até o ensino médio. Para maiores informações solicite o nosso Manual do Aluno, ou faça o download clicando aqui.

Deixe seu Comentário

Voltar