Nossos Cursos

Tamanho da FonteDiminuir FonteAumentar Fonte

Inspetor de Solda N1

O Curso de Inspeção de Solda Nível 1, atende à NBR 14842, possibilitando a profissionalização como inspetor especialista em solda e habilitando este profissional para prestar as provas de certificação SNQC/Petrobrás, através do Bureau FBTS (Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem). O profissional da área de inspeção é cada vez mais valorizado e requisitado pelo mercado mundial, devido ao fortalecimento do SNQC através do apoio da Petrobrás.

A garantia de qualidade desta mão-de-obra, certificada através do único sistema inteiramente nacional de qualificação, atrai à atenção de indústrias não só da área petroquímica, como também dos setores: automotivo, geração de energia, papel & celulose, construção civil e mineração. A qualificação deste profissional na DSEED conta com metodologia inovadora, nossos alunos têm acesso a 20 módulos distribuídos em uma carga horária de 162h com aulas presenciais e on-line (soldasoft).

Objetivo

Preparar os profissionais para o controle da qualidade de soldas, possibilitar a vivência na inspeção de produtos soldados e no manuseio de procedimentos de soldagem, segundo os requisitos da NBR 14842, bem como, aos exames de Qualificação FBTS.

Publico Alvo

Profissionais que almejam ingressar na área de inspeção da qualidade na fabricação e/ ou manutenção nos mais diversos segmentos, tais como: bélico, caldeiraria, celulose & papel, cimentaria, fundição, metal mecânico, mineração, óleo & gás, petroquímico e siderúrgico, ou onde se faça necessário o uso deste método para avaliação não destrutiva.

Atribuições:
Saber manusear, interpretar e implementar os requisitos das normas técnicas, no que se refere à soldagem. Definição do tipo, quantidade e fases de execução de chapas de teste, acompanhamento de execução e conformidade com a quantidade especificada. Verificar e analisar os resultados dos ensaios não destrutivos. Verificar a conformidade, e, testemunhar as condições de preparação dos corpos de prova e a execução dos ensaios mecânicos de tração, fratura (nick-break), queda livre de peso, impacto, dobramento, dureza. Determinar dureza por meio de medidores portáteis. Avaliar os resultados dos ensaios mecânicos. Emitir laudo dos corpos de prova preparados por ensaios macrográficos, entre outros.

Carga horária: 162 horas.

Programa Resumido

Matéria
Fundamentos da qualificação e certificação segunda norma NBR - 14842;
Terminologia de soldagem;
Simbologia de soldagem;
Consumíveis de soldagem;
Processos de soldagem;
Metalurgia da soldagem;
Controle de deformações;
Metais de base;
Ensaios mecânicos e macrográficos;
Ensaios não destrutivos;
Qualificação de procedimentos de soldagem;
Instrumental e técnicas de medidas;
Proteção em soldagem;
Documentos técnicos (Teoria);
Documentos técnicos (Prática);
Tratamento térmico;
Inspeção visual de solda;
Dureza;
Consumíveis (prática);
Acompanhamento

Valor: R$ 3.000,00
Cartão: 10 parcelas sem juros
Cheque ou boleto bancário: 5 parcelas
Á vista: R$ 2.700,00

Quórum mínimo: 10 alunos

Outras Informações: Todo material didático será fornecido pela DSEED.

Embora não precise comprovar o grau de escolaridade para fazer o curso é recomendável conclusão do ensino médio.

Deixe seu Comentário

Voltar