Nossos Cursos

Tamanho da FonteDiminuir FonteAumentar Fonte

Ensaio Visual de Solda N2

Ensaio Visual de Solda - É, com certeza, o ensaio não destrutivo (END) mais barato, usado em todos os ramos da indústria. A inspeção visual exige definição clara e precisa de critérios de aceitação e rejeição do produto que está sendo inspecionado. Requer ainda inspetores treinados e especializados, para cada tipo ou família de produtos.

Um inspetor visual de peças soldadas não poderá inspecionar peças fundidas e vice-versa, sem prévio treinamento.

Vejamos um exemplo simples de EVS: Um copo de vidro com pequenas bolhas de ar no interior de sua parede, formadas devido a imperfeições no processo de fabricação, pode ser utilizado sem prejuízo para o usuário.

Essas imperfeições são classificadas como descontinuidades. Mas, caso essas mesmas bolhas aflorassem à superfície do copo, de modo a permitir a passagem do líquido do interior para a parte externa, elas seriam classificadas como defeitos, pois impediriam o uso do copo.

Existem outros fatores que podem influenciar na detecção de descontinuidades no ensaio visual:

  • Limpeza da superfície;
  • Acabamento da superfície;
  • Nível de iluminação e seu posicionamento;
  • Contraste entre a descontinuidade e o resto da superfície.

Objetivo

Fornecer aos participantes conhecimentos teóricos e práticos na técnica de EVFF, bem como a preparação do mesmo.

Publico Alvo

Profissionais que almejam ingressar na área de inspeção da qualidade na fabricação e/ ou manutenção nos mais diversos segmentos, tais como: alimentício, bélico, caldeiraria, celulose & papel, cimentaria, fundição, metal mecânico, mineração, óleo & gás, petroquímico e siderúrgico, ou onde se faça necessária o uso deste método para avaliação não destrutiva para os exames de qualificação e certificação da American Society for Nondestructive Testing.

CONSULTE O DEPARTAMENTO DE TREINAMENTOS  ATRAVÉS DO FALE CONOSCO DO SITE OU ATRAVÉS DO TEL.: 15 3346-1501 PARA MAIS DETALHES

Deixe seu Comentário

Voltar